SPO

Serviço de Psicologia e Orientação

O que é o “SPO”?

O “SPO” é a sigla do Serviço de Psicologia e Orientação, criado pelo Decreto-Lei nº190/91 de 17 de Maio, cujo objetivo principal é o de acompanhar o aluno ao longo do seu percurso escolar, contribuindo para identificar os seus interesses e aptidões, intervindo em áreas de dificuldade que possam surgir na situação de ensino-aprendizagem, facilitando o desenvolvimento da sua identidade pessoal e a construção do seu próprio projeto de vida.

Quais as áreas de intervenção?

O “SPO” do Agrupamento de Escolas de Alcochete tem como principais áreas de intervenção, para o ano letivo 2014/2015:

• Intervenção Vocacional (Programa de Orientação Vocacional para o 9º e 12º anos e o Programa “A orientar-me desde pequeno”, para o 1º Ciclo);
  • Avaliação/Aconselhamento Psicológico (Nas turmas de ensino vocacional e Cursos de Educação e Formação);
  • Despiste de Dificuldades Académicas (3º Ciclo e Ensino Secundário – Projeto Saber +);
  • Promoção da Saúde e Bem-Estar (Colaboração com o PES, Programa Eu e os Outros, Programa de Competências Sócio emocionais, Grupo de Voluntariado “12 de Outros” e o Projeto Mãos Amigas em articulação com a APEE);
  • Formação de Agentes Educativos (Professores, Encarregados de Educação e Auxiliares de Ação Educativa);
  • Colaboração com Instituições de Ensino Superior, no âmbito da investigação, nomeadamente o Cyberbullying;
  • Promoção da Disciplina e Articulação com o Espaço Com...Vivências;
  • Colaboração na Construção das Ofertas Formativas (para o ano letivo 2016/2017).

A quem se destina?

• Órgãos de Gestão Educativa e Administrativa (Ministério da Educação, Direção do Agrupamento de Escolas de Alcochete e Entidades Locais – Câmara Municipal, Centro de Saúde, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Alcochete);
  • Alunos;
  • Professores;
  • Encarregados de Educação;
  • Pais;
  • Auxiliares de Ação Educativa.

Qual o horário?

Segunda-feira: das 08h20 mins às 16h00 mins

Terça-feira e Quarta-feira: das 08h20 mins às 16h45 mins

Quinta-feira: das 08h20 mins às 18h30 mins

Sexta-feira: das 08h20 mins às 15h05 mins

Como posso aceder a este serviço?

Pode dirigir-se à Escola Secundária de Alcochete, sita na rua da Escola Secundária 2890-066 Alcochete ou enviar um email para o seguinte endereço eletrónico:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Técnicos do SPO:

Psicóloga: Elisabete Ribeiro

Membro Efetivo na Ordem dos Psicólogos Portugueses (Cédula Profissional n.º000483)

Psicólogo:Miguel Silva

Membro Efetivo na Ordem dos Psicólogos Portugueses (Cédula Profissional n.º 0002075)

Psicóloga Estagiária:Sofia Oliveira

(Aluna da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa em Estágio Académico)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Consulte outras informações no documento de Serviço de Psicologia e Orientação.