Associação de Pais - EB1/JI de S. Francisco

Blog:http://apeesfrancisco.blogspot.com/
Facebook:apeesaofrancisco.apeesf

Sede:

Centro Escolar de São Francisco – Jardim de Infância e 1.ºciclo Ensino Básico de S. Francisco

Rua do Corvo Marinho - 2890-305 S. Francisco

Telf.: do CESF: 212324210

Resumo histórico da APEESF:

A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Jardim de Infância e Escola do 1.º Ciclo de S. Francisco (APEESF), pessoa coletiva n.º 505056542, com a sua sede no Centro Escolar de São Francisco, do Agrupamento de Escolas de Alcochete, Freguesia de S. Francisco, vem desenvolvendo, desde 27 de fevereiro de 1997, data da publicação dos seus estatutos, para além das atividades inerentes às previstas no documento estatutário, relevantes e continuados serviços à comunidade escolar, designadamente na defesa e promoção da educação e da cidadania não só junto das crianças que frequentam o Centro Escolar de S. Francisco como também aos seus Associados alargando à comunidade em geral determinadas atividades que dinamiza.

Missão da APEESF:

a) Contribuir, por todos os meios ao seu alcance, para que os pais e encarregados de educação possam cumprir integralmente a sua missão de educadores;

b) Contribuir para o desenvolvimento equilibrado da personalidade do aluno;

c) Propugnar por uma política de ensino que respeite e promova os valores fundamentais da pessoa humana.

Atribuições e competências:

a)  Pugnar pelos justos e legítimos interesses dos alunos na sua posição relativa à escola e à educação e cultura;

b)  Estabelecer o diálogo necessário para a recíproca compreensão e colaboração entre todos os membros da escola;

c)  Promover e cooperar em iniciativas da escola, sobretudo na área escola e nas de caráter físico, recreativo e cultural;

d)  Promover, mediante a verificação das condições necessárias, á realização de atividades de ocupação de tempos livres, incluindo o período de interrupção letiva;

e)  Promover, verificada a existência de interessados, atividades extra-curriculares;

f)   Estabelecer protocolos e acordos de parceria com entidades, públicas e/ou privadas, que promovam atividades e/ou prestação de serviços, para os alunos, Pais e Encarregados de Educação, potenciadores de mais-valias;

g)  Promover o estabelecimento de relações com outras associações similares ou suas estruturas representativas, visando a representação dos seus interesses quer junto do Ministério da Educação e Ciência, através do Agrupamento de Escolas, quer junto do Município de Alcochete no âmbito das suas competências para o pré-escolar e 1.º ciclo.

Estrutura da APEESF:

A APEESF é composta:

a) pela Mesa da Assembleia Geral, composta por um presidente, um vice-presidente, dois vogais e um secretário;

b) pelo Conselho Executivo, composto por um presidente, um vice-presidente, um tesoureiro, um secretário e um vogal;

c) pelo Conselho Fiscal, composto por um presidente, um vice-presidente, e três vogais.

Principais destinatários:

Os principais destinatários das ações dinamizadas pela APEESF são os alunos e alunas que frequentam o Centro Escolar de S. Francisco e os seus associados.

A APEESF dinamiza, também, atividades em que os destinatários são a comunidade em geral.

Tipificação dos serviços prestados:

Apoio e suporte ao normal funcionamento do CESF proporcionando uma contínua interação entre toda a comunidade escolar.

Linhas estratégicas

a)  Constante articulação e cooperação entre todos os intervenientes no processo inerente ao bem-estar das crianças no espaço escola;

b)  Cooperação na tentativa de resolução de todos os problemas, que sejam do seu conhecimento e que coloquem em causa o normal funcionamento da escola;

c)  Promover atividades de carater desportivo, cultural, recreativo, de tempos livres, etc, que tornem a relação família escola mais dinâmica e presente.

Associação de Pais e Encarregados de Educação de São Francisco

Facebook:Apee São Francisco Apeesf