Associação de Pais - JI do Samouco

A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Jardim-de-infância e Escola Básica 1º ciclo do Samouco, é uma instituição voluntária e sem fins lucrativos.

A Associação de Pais e E.E tem uma duração indeterminada e tem a sua sede nas instalações da Junta de Freguesia do Samouco.

A Associação procurará:

Estabelecer e reforçar, por todas as formas, o entendimento e cooperação entre os Pais e Encarregados de Educação e os demais órgãos da escola.

Promover e fomentar a criação de condições mais favoráveis de ensino, bem como do estado físico, psíquico, moral ou qualquer outro de âmbito escolar, a todos os alunos da escola e do JI.

Diligenciar para que a escola e JI cumpra as suas actividades sociais e culturais, pugnando pelo apetrechamento administrativo e técnico junto dos órgãos competentes.

Promover e incentivar a realização de actividades culturais e desportivas, nomeadamente de ocupação de tempos livres.

Cooperar em todas as iniciativas dos professores da escola e do Jardim de Infância, desde que sejam de manifesto interesse para todos os alunos.

A Associação tem por finalidade:

1.      Participar na definição da política de ensino.

2.      Colaborar com a escola em actividades educativas, culturais e sociais.

3.      Detectar os problemas que possam surgir ao aluno no ambiente escolar, familiar e social com possibilidade de repercussão na escola e na família, e levar esses problemas ao conhecimento dos órgãos de orientação pedagógica da escola.

4.      Colaborar na programação de actividades extra-curriculares, interessando não apenas os alunos mas ainda os professores e, de um modo geral, a todos os membros da Associação.

5.      Providenciar no sentido de que os membros sejam informados sobre os assuntos de interesse da escola, quer a nível local quer a nível nacional.

6.      Estabelecer ligações com as Associações congéneres e a filiar-se em instituições com o mesmo âmbito.

Objectivos:

A Associação exercerá as suas actividades sem subordinação partidária ou religiosa, tendo por objectivo congregar, coordenar, dinamizar, defender e representar a nível local e nacional, a efectiva participação dos Pais e Encarregados de Educação na tarefa educativa da escola, em estreita colaboração com o corpo docente.

A Associação intervirá junto dos órgãos de soberania, autoridades e instituições, de modo a possibilitar e facilitar o exercício do direito e do cumprimento dos deveres que cabem aos Pais e Encarregados de Educação de, como principais responsáveis, orientarem e participarem na educação integral dos seus filhos e educandos.

APEESamouco

Praça da Liberdade, Edifício Junta de Freguesia do Samouco