História - JI1 do Samouco

Breve história e caracterização

No ano letivo de 1980/81 iniciou a sua atividade, dirigida a crianças com idades compreendidas entre os três anos e a idade de ingresso  no 1º ciclo do ensino básico. Apenas com uma sala de educação pré-escolar a funcionar num espaço adaptado e provisório (no edifício da Junta de Freguesia de Samouco), tratava-se então de uma resposta dirigida às crianças, distribuída por cinco horas diárias e assegurada por uma educadora de infância e uma auxiliar de educação. Posteriormente, passou a existir outra sala e o Jardim de Infância funcionou nestes moldes até ao ano letivo de 2003/04, altura em que foi inaugurado o atual edificío, construído de raiz. Atualmente, o Jardim de Infância de Samouco, com lotação para 100 crianças, é constituído por quatro salas de atividades, refeitório, cozinha, biblioteca, espaço polivalente, gabinetes e espaço exterior devidamente equipado.

Além da componente letiva, distribuída por cinco horas diárias, oferece ainda um serviço de apoio à família (refeições e complementos de horário) desenvolvido pelo Ministério da Educação, pela Autarquia e pelas famílias que, em colaboração, asseguram assim a possibilidade desta resposta.